O SSL é um acrónimo de Secure Sockets Layer, uma tecnologia de encriptação que permite criar uma ligação encriptada entre o servidor e o browser de um utilizador, possui o objetivo de aumentar a segurança da navegação nos domínios dos websites e criar uma internet mais segura.
Qualquer domínio de um website que possua importação de dados pessoais, formulários, campos de preenchimento de informações, sistema de pagamentos, etc, é importante a configuração desta medida de segurança de forma que os dados não sejam consultados por terceiros e levem à prática de burlas, roubo de dados e outro tipo de ataques.
Tipo de certificados SSL:
– Single-name SSL: Conhecidos como certificados para um único domínio, permitem proteger apenas o domínio raiz quando emitidos.
– Wildcard SSL: Conhecidos como certificados para um único domínio, permitem proteger o domínio ou vários subdomínios em simultâneo da mesma raíz do domínio quando emitidos.
– Multi-domain SSL: Conhecidos como certificados multi-domínio, permitem proteger vários nomes de domínios num único certificado, quando emitidos.
Recentemente, os principais browsers passaram a apresentar junto à barra de endereço a indicação sobre a utilização de certificado de segurança, sendo as diferenças de estar ou não protegido:
– Sem SSL
– Com SSL mas expirado ou inválido
A sinalização dos websites “não seguros” de cor vermelha, significa que as informações dos domínios são trocadas numa ligação não encriptada e num ambiente não seguro.
– Protegido com SSL
A sinalização dos websites “seguros” que mostram também um ícone com um cadeado de cor verde, significam que os domínios tem configurado um certificado SSL e beneficia das seguintes vantagens:
– Segurança dos dados entre visitante e o servidor;
– Melhorias no SEO (Search Engine Optimization) do seu website;
– Os sites com HTTPS têm preferência no ranking de pesquisas;
– Proteção SHA-2 com encriptação a 2048-bit;
– Validação do domínio.